Nessa segunda-feira (06/05), os vereadores da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Governador Valadares realizaram uma visita técnica ao Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce. O objetivo foi avaliar a área destinada no projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a doar essa área para a Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus GV.
A proposta em questão busca conceder à Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares a área que abriga o Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce. O intuito é promover o desenvolvimento local e regional, proporcionando uma mudança significativa na matriz econômica da cidade a médio e longo prazo, alinhado com o interesse público conforme estabelecido no artigo 218 da Constituição Federal.
Durante a visita, o vereador Jamir Calili, também professor da UFJF, compartilhou sua expertise para esclarecer a proposta aos colegas vereadores. “Como professor da UFJF, pude contribuir com informações importantes para a compreensão da proposta. A doação dessa área para a universidade representa um avanço significativo para a ciência e tecnologia em nossa região”, afirmou Jamir.
O diretor-geral da UFJF Campus GV, Angelo Denadai, enfatizou a importância da iniciativa: “Nós conseguimos viabilizar ações de inovação tecnológica e participar de editais a nível nacional e estadual, que visam a captação de recursos para estruturação de projetos de ciência e tecnologia. A doação dessa área será fundamental para impulsionar nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento na região”.
A visita técnica proporcionou aos vereadores uma visão detalhada da área e dos potenciais benefícios que a doação para a UFJF pode trazer para Governador Valadares. O projeto de lei seguirá em tramitação na Câmara Municipal para apreciação e votação dos vereadores.