Nesta segunda-feira (01/04), o vereador Jamir Calili, atendendo aos interesses da comunidade local do bairro de Lourdes, protocolou na Câmara Municipal de Governador Valadares um requerimento solicitando informações à Prefeitura Municipal sobre o andamento do projeto de construção do museu na Praça Getúlio Vargas.
O projeto do museu, anunciado em 2022, é uma iniciativa da Fundação Renova como parte dos esforços de reparação pelo desastre do rompimento da barragem de Fundão. Além de abrigar exposições e recursos interativos sobre a história do rio Doce e o trabalho de reparação, o museu também terá instalações para acolher o Museu da Cidade e contar a história de Governador Valadares.
Entretanto, a comunidade do bairro de Lourdes tem manifestado descontentamento com a localização do projeto, argumentando que a Praça Getúlio Vargas é o único espaço verde e de lazer do bairro, com uma história de mais de 70 anos. Diante disso, o gabinete do vereador Jamir Calili busca informações atualizadas sobre o andamento do projeto.
O requerimento enviado à Prefeitura Municipal solicita esclarecimentos sobre diversos pontos, incluindo o status atual do planejamento do projeto, possíveis modificações no projeto original em resposta às preocupações da comunidade, medidas adotadas para garantir transparência e diálogo com os moradores de Lourdes, e previsão para o início efetivo das obras e conclusão do museu.
“É importante que a comunidade local esteja informada e participe ativamente das decisões que impactam seu bairro. Estamos buscando essas informações para garantir transparência e representar os interesses dos moradores de Lourdes”, destacou o vereador Jamir Calili.
O gabinete do vereador aguarda um posicionamento da Prefeitura Municipal em resposta a esses questionamentos.